Pular para o conteúdo principal
x
Quedas de energia? Saiba como proteger seus aparelhos High End

Quedas de energia: como proteger aparelhos high end

As quedas de energia podem ser acompanhadas de oscilação na rede, e podem ser causadas tanto por fatores naturais, como instabilidades no tempo, quanto pelos relacionados à concessionária de energia elétrica. 

Nas regiões do Brasil em que não se produz eletricidade existe maior facilidade para quedas de energia. Isso se dá pela distância entre o local de produção e de consumo, e esses quilômetros podem influenciar para que a energia seja distribuída com oscilações e "sujeiras".

É por isso que, especialmente nessas regiões, torna-se necessário utilizar um condicionador de energia para proteger eletrônicos, principalmente os aparelhos de áudio e vídeo de surtos de energia (variações bruscas na tensão, corrente ou potência).

 

O que é um condicionador de energia e como ele protege de quedas de energia

Os aparelhos high end possuem componentes caros e sensíveis, por isso precisam de um dispositivo que os proteja contra quedas e oscilações de energia, proporcionando segurança e qualidade sonora.

O condicionador de energia atua sobre fatores como tensão, corrente, frequência e distorção, melhorando a alimentação de energia dos aparelhos ligados a ele, impedindo que surtos de energia cheguem até sua televisão ou equipamento de áudio, por exemplo. Além disso, ele também atua eliminando ruídos e a interferência que pode afetar a qualidade do som e das imagens.

 

Como escolher a potência do condicionador

Somar as potências em Watts dos seus equipamentos é o primeiro passo. Após esse somatório é indicado adicionar um percentual em média de 30%, prevendo também futuras expansões do seu sistema de áudio e vídeo. 

Sistemas intermediários geralmente necessitam de um condicionador de energia de pelo menos 1.500W (1,5KVA).
É importante observar se o condicionador opera dentro da tensão da sua região. No Norte e Centro-Oeste do país o mais comum é o 220V, então é necessário prestar atenção nesse detalhe durante a sua escolha.

Utilizando o exemplo da Revista Home Theater, um sistema intermediário que conte

“com TV tela grande, Blu-ray player, receiver de 100W por canal e conjunto de caixas com subwoofer ativo de até 250W – requer protetor de pelo menos 1.500W (1,5KVA)”.

Caso você planeje um upgrade para muito em breve, como a adição de um amplificador ou receiver de alta potência, ou mesmo utilizar outro subwoofer, é recomendado procurar opções a partir de 2.500W de potência.

 

Vantagens de utilizar o condicionador de energia

O principal benefício é proteger os aparelhos eletrônicos de flutuações de voltagem, que causam desgaste e diminuem a vida útil dos eletrônicos, além de proteger contra quedas de energia – principalmente após a queda, quando durante o religamento a tensão recebida na tomada pode ser muito maior do que o normal. Alguns condicionadores são compostos por um dispositivo interno que se desliga durante as quedas de energia, e não religa automaticamente, somente com acionamento manual.

O condicionador de energia também elimina ruídos no áudio e vídeo, tornando o som mais limpo e mantendo a qualidade das imagens por limpar as “sujeiras” da energia.

É claro que nenhum equipamento vai garantir 100% de proteção, principalmente durante temporais com raios. Nesses casos o mais indicado é sempre retirar da tomada todo e qualquer equipamento. 

E mesmo com a instalação do condicionador de energia, lembre-se: sem um aterramento correto os seus aparelhos vão continuar correndo riscos.
Clicando no link abaixo você aprende como e qual a importância de fazer um aterramento elétrico dentro das normas:

 

Tudo o que você precisa saber para fazer um aterramento elétrico

 

Dica de produto para ultra proteção:

O Ultrapower HDC-150 é um filtro e condicionador de energia que protege seus aparelhos dos surtos de energia, além de influenciar na melhor qualidade de imagem e som ao eliminar ruídos.

O display de LED exibe a tensão e o status do aparelho e da corrente. Quando algum dos seus varistores, componente responsável pela supressão de surtos elétricos, precisa ser trocado ele emite um aviso sonoro, informando essa necessidade.

No Ultrapower HDC-150 há um filtro dedicado para a alta corrente, que tem a função de eliminar os ruídos na corrente alternada. Isso resulta em um som fiel e imagem sem interferências. 

Além das suas 8 tomadas disponíveis, o UltraPower HDC-150 também possui entradas com proteção para antenas e cabo de telefone.

E falando em upgrade do seu sistema de áudio e vídeo, já pensou em fazer um Projeto de Automação para sua casa ou escritório? Descubra as maravilhas da automação de áudio e vídeo:

 

Automação de Sistemas de Áudio e Vídeo

 

CADASTRO NOVIDADES

Cadastre-se aqui para receber NOTÍCIAS, NOVIDADES e PROMOÇÕES CINEMASHOW em seu email: