Pular para o conteúdo principal
x
Grammy 2019: Entenda as categorias, novidades e os campeões

Grammy 2019: Entenda as categorias, os campeões e as novidades da edição que passou

ATUALIZADO EM 12/02/19

A cerimônia do Grammy Awards 2019, o maior prêmio de música do planeta, já aconteceu e nós até temos o que comentar sobre ela. Neste ano a premiação trouxe algumas alterações na quantidade e no perfil dos artistas indicados. Após uma polêmica que incomodou o público, já acostumado com o padrão de indicações, esta edição resolveu mostrar o seu interesse pela diversidade. E para entender do que falamos, aperte o play no Spotify ou Youtube para ouvir os indicados enquanto fica por dentro das categorias:


 

A música é compreendida como uma forma de expressão artística, histórica e cultural. É através dela que as pessoas conhecem e se inspiram em seus ídolos, cada vez mais empoderados. E como todo mercado precisa englobar a pluralidade, principalmente a indústria da música, a premiação mandou o seu recado em 2019.

 

Grammy 2019: aumento no número de indicados

Tivemos um maior número de artistas nas 4 categorias principais, e isso tem um porquê. Após diversas críticas à sua edição anterior, em que poucas mulheres foram indicadas, a lista subiu de 5 para 8 indicações. Além de criar um espaço mais igualitário e equilibrado, é um investimento pesado que valoriza a diversidade existente no mundo da música. Seja ela de gênero, etnia, nacionalidade...

Este ano o Grammy Awards também estava mais inclusivo. A cantora Sophie, conhecida por suas colaborações com Madonna, Lady Gaga e Charli XCX, é a primeira mulher trans a ser indicada à premiação. Ela disputou na categoria de Melhor Álbum Dance/Eletrônico com seu disco Oil of Every Pearl's Un-Insides.

 

Entenda as categorias do Grammy e conheça os indicados

No Grammy Awards cada indicação avalia e premia um aspecto específico de uma produção musical. Dividido em gêneros e técnicas, este ano foram mais de 80 categorias. E se você ficou perdido, vamos te guiar pelas principais, o que cada uma delas celebra e quem foram os indicados e campeões da edição de 2019.

Gravação do Ano

Essa é uma das categorias que provoca dúvida por se parecer com a “Música do Ano”. Porém, seu foco é o trabalho completo, a obra final com produtores, cantores e profissionais responsáveis pela masterização. Na edição de 2018 a canção premiada foi “24K Magic” de Bruno Mars. 

I Like It – Cardi B, Bad Bunny & J Balvin
The Joke – Brandi Carlile
This is America – Childish Gambino – GANHOU 
God’s Plan – Drake
Shallow – Lady & Bradley Cooper
All the Stars – Kendrick Lamar & SZA
Rockstar – Post Malone Feat. 21 Savage
The Middle – Zedd, Maren Morris & Grey

Álbum do Ano

Essa categoria premia o melhor álbum do ano, independente do gênero. O troféu vai para todas pessoas que participaram de mais de 33% do álbum, incluindo até os engenheiros de mixagem. Na edição anterior, Bruno Mars conquistou um gramofone com seu álbum “24K Magic”. 

Invasion of Privacy – Cardi B
By the Way, I Forgive You – Brandi Carlie
Scorpion – Drake
H.E.R – H.E.R
Beerbongs and Bentleys – Post Malone
Dirty Computer – Janelle Monae
Golden Hour – Kacey Musgraves – GANHOU
Black Panther: The Album – Kendrick Lamar e vários artistas

Música do Ano

Essa categoria é para premiar os compositores de uma música inédita, que tenha feito fama durante o ano. Não são consideradas músicas que possuam samples ou partes de outras músicas de anos anteriores. Em 2018, a música vencedora foi “That’s What I Like” de Bruno Mars.

All the Stars – Kendrick Lamar & SZA (Compositores: Kendrick Duckworth, Solána Rowe, Al Shuckburgh, Mark Spears & Anthony Tiffith)
Boo’d Up – Ella Mai (Compositores: Larrance Dopson, Joelle James, Ella Mai & Dijon McFarlane)
God’s Plan – Drake (Compositores: Aubrey Graham, Daveon Jackson, Brock Korsan, Ron LaTour, Matthew Samuels & Noah Shebib)
In My Blood – Shawn Mendes (Compositores: Teddy Geiger, Scott Harris, Shawn Mendes & Geoffrey Warburton)
The Joke – Brandi Carlile (Compositores: Brandi Carlile, Dave Cobb, Phil Hanseroth & Tim Hanseroth)
The Middle – Zedd, Maren Morris & Grey (Compositores: Sarah Aarons, Jordan K. Johnson, Stefan Johnson, Marcus Lomax, Kyle Trewartha, Michael Trewartha & Anton Zaslavski)
Shallow – Lady Gaga & Bradley Cooper (Compositores: Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando & Andrew Wyatt)
This is America – Childish Gambino (Compositores: Donald Glover & Ludwig Goransson) – GANHOU

Melhor Clipe

Aqui o que vale é o melhor vídeo e o que ele conta junto com a música. É uma das categorias que avalia características com requinte de produções cinematográficas. Este ano um dos vídeos que concorre ao gramofone critica o próprio Grammy. O clipe “Humble” de Kendrick Lamar foi eleito como a melhor produção audiovisual da música de 2018.

Apes*** – The Carters
This Is America – Childish Gambino – GANHOU 
I’m Not Racist – Joyner Lucas
PYNK – Janelle Monáe
MUMBO JUMBO – Tierra Whack

Melhor Artista Revelação

Essa também é uma categoria que confunde o público com seus prêmios. Ela não premia o artista porque este foi o ano que ele lançou o primeiro sucesso, e sim por ter sido o momento que ele alcançou o auge. Nas décadas de 70 e 80 ela carregava o mito de que todo artista premiado acabava caindo no esquecimento nos anos seguintes. Adele, Maroon 5, e até a própria apresentadora desta edição, Alicia Keys, já foram premiados na categoria e continuam no auge até hoje. Em 2018 o troféu foi para casa com a canadense Alessia Cara.

Chloe x Halle
Luke Combs
Greta Van Fleet
H.E.R
Dua Lipa – GANHOU 
Margo Price
Bebe Rexha
Jorja Smith

Melhor Performance Solo Pop

Esta categoria surgiu em 2012 e é uma das mais importantes do Pop. Desde então premiou a cantora Adele três vezes, levando sempre em conta a melhor técnica vocal em uma música, seja ao vivo ou no estúdio. Em 2018 o premiado foi Ed Sheeran, pela música Shape Of You.

Colors – Beck
Havana – Camila Cabello
God Is a Woman – Ariana Grande
Joanne (Where Do You Think You’re Goin?) – Lady Gaga – GANHOU 
Better Now – Post Malone

Melhor Performance Dupla/Grupo Pop

Essa categoria também surgiu em 2012 e avalia o mesmo que “Melhor Performance”, mas aqui os premiados são duplas e/ou grupos. No ano de 2018, curiosamente, quem levou o prêmio foi a banda de rock psicodélico Portugal. The Man, com a canção “Feel It Still”.

Fall in Line – Christina Aguilera feat. Demi Lovato
Don’t Go Breaking My Heart – Backstreet Boys
‘S Wonderful – Tony Bennett & Diana Krall
Shallow – Lady Gaga e Bradley Cooper – GANHOU 
Girls Like You – Maroon 5 feat. Cardi B
Say Something – Justin Timberlake e Chris Stapleton
The Middle – Zedd, Maren Morris e Grey

Melhor Álbum Vocal Pop

Essa categoria celebra o álbum completo dentro do gênero Pop. A produção, composição, vocal e os arranjos de todas as faixas são levados em consideração. Em 2018, Ed Sheeran levou o prêmio pelo álbum ÷ (Divide).

Camila – Camila Cabello
Meaning Of Life – Kelly Clarkson
Sweetener – Ariana Grande – GANHOU 
Shawn Mendes – Shawn Mendes
Beautiful Trauma – P!nk
Reputation – Taylor Swift

Melhor Música Rap

Esta é uma categoria que existe desde 2004 e premia sob os mesmo critérios das categorias que levam “Melhor Música” no nome, mas está voltada para o gênero Rap. Ou seja, aqui os compositores são os vencedores. Em 2018, Kendrick Lamar levou o troféu pela canção Humble.

Drake – God’s Plan – GANHOU 
Kendrick Lamar – King’s Dead
Eminem – Lucky You
Drake – Sicko Mode
Kendrick Lamar – Win

Melhor Performance Rap

Como toda categoria de “Melhor Perfomance”, aqui a técnica é avaliada para o gênero Rap. Em 2018, Kendrick Lamar foi o premiado pela canção Humble.

Be Careful – Cardi B
Nice For What – Drake
King’s Dead – Kendrick Lamar, Jay Rock, Future e James Blake – GANHOU 
Bubblin – Anderson .Paak
Sicko Mode – Travis Scott, Drake, Big Hawk e Swae Lee

Melhor Performance Rap Cantado

Essa categoria pode se confundir com a categoria anterior, mas ela visa premiar o tema cantado, ou seja, músicas que se encaixam no gênero Rap mas que usem parte da letra de forma mais melódica. Em 2018 os campeões foram Kendrick Lamar e Rihanna pela canção Loyalty.

Like I Do – Christina Aguilera Featuring Goldlink
Pretty Little Fears – 6lack Featuring J. Cole
This Is America – Childish Gambino – GANHOU 
All The Stars – Kendrick Lamar & SZA
Rockstar – Post Malone Featuring 21 Savage

Melhor Álbum Rap

Como todas as categorias de “Melhor Álbum”, aqui o prêmio vai para a obra por completo do gênero Rap. Neste ano de 2019 há a indicação póstuma ao rapper Mac Miller. Em 2018 o campeão foi Kendrick Lamar com o álbum Damn.

Invasion of Privacy – Cardi B – GANHOU 
Swimming– Mac Miller
Victory Lap – Nipsey Hussle
Daytona – Pusha T
Astro World – Travis Scott

Melhor Álbum R&B

Mais um prêmio para um álbum inteiro, mas agora do gênero R&B. Em 2018, 24k Magic de Bruno Mars foi o vencedor.

Sex & Cigarettes – Toni Braxton
Good Thing – Leon Bridges
Honestly – Lalah Hathaway
H.E.R – H.E.R. – GANHOU 
Gumbo Unplugged (Live) – PJ Morton

Melhor Performance R&B

Avaliando a interpretação do artista, essa categoria é focada no gênero R&B. É mais uma das categorias onde Beyoncé e Jay-Z foram indicados pela dupla que formaram, The Carters. Em 2018 o troféu foi para Bruno Mars pela canção That’s What I Like.

Long as I Live – Toni Braxton
Summer – The Carters
Y O Y – Lalah Hathaway
Best Part – H.E.R. feat. Daniel Caesar – GANHOU
First Began – PJ Morton

Melhor Performance Rock

Assim como a anterior, o conceito da personalidade que o artista adiciona à música é o que importa. Em 2018 o premiado foi Leonard Cohen, com a canção You Want It Darker.

Four Out of Five – Arctic Monkeys
When Bad Does Good – Chris Cornell – GANHOU
Made An America – THE FEVER 333
Highway Tune – Greta Van Fleet
Unconfortable – Halestorm

Melhor Álbum Rock

O conjunto de um disco inteiro é levado a sério nesta categoria de Rock. Em 2018 o álbum A Deeper Understanding de The War On Drugs ganhou o troféu.

Rainier Fog – Alice In Chains
M A N I A – Fall Out Boy
Prequelle – Ghost
From The Fires – Greta Van Fleet – GANHOU
Pacific Daydream – Weezer

Melhor Álbum Urbano Contemporâneo

Uma das categorias mais conceituais porque avalia a música contemporânea, premiando o melhor álbum do subgênero Urbano Contemporâneo. É um gênero que mistura R&B e um pouco da característica musical de outros países. Aqui Beyoncé aparece em duas indicações, por The Carters e por ser a dona da gravadora do álbum de Chloe x Halle. Na edição anterior o The Weeknd levou o prêmio com o álbum Starboy.

Everything Is Love – The Carters – GANHOU
The Kids Are Alright – Chloe x Halle
Chris Dave And The Drumhedz – Chris Dave And The Drumhedz
War & Leisure – Miguel
Ventriloquism – Meshell Ndegeocello

Melhor Álbum Pop Latino

Apesar de haver uma edição do Grammy só para a música latina, ela ainda é celebrada nesta cerimônia, principalmente pelos seus ritmos e arranjos. Neste caso, o melhor conjunto da obra do gênero. Em 2018, o disco que levou o prêmio desta categoria foi El Dorado de Shakira.

Prometo – Pablo Alborán
Sincera – Claudia Brant – GANHOU
Musas (Un Homenaje Al Folclore Latinoamericano En Manos De Los Macorinos), Vol. 2 – Natalia Lafourcade
2:00 am – Raquel Sofía
Vives – Carlos Vives

Melhor Compilação de Trilha Sonora para Mídia Visual

Nesta categoria são avaliadas as características do álbum que reúne músicas feitas por vários artistas e utilizadas como trilha sonora original de produções audiovisuais. Em 2018, a trilha sonora de La La Land levou o prêmio.

Me Chame Pelo Seu Nome – (Various Artists)
Deadpool 2 – (Various Artists)
O Rei do Show – (Various Artists) – GANHOU
Lady Bird – (Various Artists)
Stranger Things – (Various Artists)

Melhor Resultado de Trilha Sonora para Mídia Visual

O melhor resultado de trilha sonora nesta categoria significa ter a composição mais popular. Exemplo disso foi a trilha de La La Land, que levou o prêmio em 2018.

Pantera Negra – GANHOU
Blade Runner 2049
Viva – A Vida é Uma Festa
A Forma da Água
Star Wars: O Último Jedi

Melhor música composta para mídia visual

Quase todo filme tem uma música exclusivamente composta para ele, e é aqui que ela é premiada. Em todos os aspectos, em 2018 quem ficou com o prêmio foi a canção How Far I’ll Go, da trilha sonora de Moana e interpretada pela Artista Revelação Alessia Cara.

All The Stars – Kendrick Lamar (Pantera Negra)
Mystery Of Love – Sufjan Stevens (Me Chame pelo seu Nome)
Remember Me – Miguel Feat. Natalia Lafourcade (Coco – A Vida é uma Festa)
Shallow – Lady Gaga & Bradley Cooper (Nasce uma Estrela) – GANHOU
This Is Me – Keala Settle (O Rei do Show)

Produtor do Ano (Não-Clássico)

Esta categoria premia quem produziu os melhores álbuns e canções do ano. Seja álbum próprio, de outros artistas ou apenas singles. Em 2018 o campeão foi Greg Kurstin e entre suas produções está o álbum 25, da Adele, com o single campeão da edição anterior, Hello; o álbum Egypt Station de Paul McCartney e a canção Never Give Up da trilha sonora de Lion, interpretada por Sia.

Boi-1da
Larry Klein
Linda Perry
Kanye West
Pharrell Williams – GANHOU

 

Entender o Grammy não é fácil, mas essas são as informações principais. E para você ouvir o que isso significa, preparamos uma playlist com os campeões de 2019. Basta clicar para escutar:

 

Playlist GRAMMY AWARDS 2019 - CAMPEÃS

 

A cada ano que passa a premiação procura ser mais inclusiva e justa, seja criando novas categorias ou agrupando as antigas. E você, o que achou dessa edição? Confira a lista completa de premiados clicando no link a seguir.

 

Site Grammy 2019 - Lista completa dos vencedores

 

 

CADASTRO NOVIDADES

Cadastre-se aqui para receber NOTÍCIAS, NOVIDADES e PROMOÇÕES CINEMASHOW em seu email: