Pular para o conteúdo principal
x

Automação residencial: 9 upgrades indispensáveis para otimizar sua rotina

Já imaginou uma casa inteligente, que traz praticidade e economia para a sua vida? A automação residencial permite que a sua rotina se torne mais prática, trazendo mais segurança e economia em longo prazo.

Com ela, o portão da garagem se abre automaticamente com a aproximação do seu carro, a porta é destravada com a sua impressão digital e as luzes se acendem gradualmente à sua entrada nos cômodos.

A automação residencial, ou apenas “domótica”, é um avanço tecnológico que ganhou vários adeptos pelo conforto e segurança que proporciona, através da gestão inteligente do lar. Apenas um toque e tudo pode ser programado, evitando desperdício de eletricidade. Conheça agora 9 setores que podem ser automatizados para melhorar a rotina da sua casa:

 

Iluminação: crie cenários para diferentes momentos

Com a automatização da iluminação é possível criar cenários em que a intensidade das luzes é alterada de acordo com o momento. Também é possível, com um toque, escolher quais lâmpadas continuarão acessas ou serão apagadas. De um clima ideal para uma leitura confortável ao jantar romântico perfeito, basta um toque para que as luzes se adequem ao que você precisa.

 

Ar condicionado: automação residencial que otimiza consumo de energia

A praticidade de chegar em casa depois de um dia escaldante, e o ambiente já estar do seu agrado é um dos benefícios de um sistema de automação residencial que integre o controle do ar condicionado. Além de poder ser ativado à distância, o aparelho também pode ser programado para ligar/desligar em horários específicos. Esses comandos podem ser realizados de maneira remota, presencial ou através de sensores de movimento.

 

Cortinas e Persianas: benefícios de automatizar

A iluminação natural é importante quando a intenção é economizar na conta de luz, mas alguns móveis e eletrônicos não podem ficar expostos à luz solar intensa. Com cortinas e persianas automatizadas é possível programar sua abertura e fechamento, maximizando o seu conforto. Esse controle pode ser feito presencialmente ou à distância, através de aplicativos no smartphone ou tablet, ou pelos keypads, com ou sem sensor de luminosidade.

 

Piscina e Hidromassagem: automação que facilita relaxar

Chegar em casa após um longo dia e ter um banho relaxante esperando já é realidade com a automação residencial: é possível ativar a programação da hidromassagem de maneira remota, para que esteja tudo pronto quando você chegar.

A manutenção de piscinas também fica mais fácil com a automação: é possível programar os ciclos de filtragem, o controle de temperatura, limpeza e ajuste de pH da água.

 

Som ambiente, Home Theater, Telão e TV: controle tudo com um toque

A automação de sistemas de som ambiente e de Home Theater permite que você simplifique a ativação desses equipamentos. Por exemplo, você quer acordar com uma música especial tocando no quarto? Deseja que seu álbum favorito comece a tocar quando você abrir a porta de casa? Basta uma programação e isso vai se tornar realidade.

A sonorização ambiente pode ser instalada através de equipamentos que vão desde rádios com caixas de som, AppleTV, Dock Station, Sistemas de Home Theater...

Integrando esses sistemas com projetores e televisões é possível ter um cinema em casa, ativado com apenas alguns toques.

 

Calefação: controle de onde estiver

A automação residencial permite ativar o aquecimento do piso ou o sistema de aquecimento central com apenas um toque, seja no smartphone, tablet ou diretamente nos keypads. O sistema também pode funcionar regulado pelo termostato, sendo desligado automaticamente assim que a temperatura programada for atingida.

 

Irrigação: a melhor hora para molhar o jardim

Escolher o horário em que as plantas vão receber água faz diferença na hora de ver florescer o seu jardim. Além de não correr o risco de esquecer de molhar a grama e as plantas, a automatização da irrigação também funciona a partir de sensores de umidade do solo e de sensores de presença. Assim, mesmo que a irrigação esteja programada para um horário, se você estiver no local ela não vai ser ativada.

 

Porteiro eletrônico: veja quem chegou sem sair do lugar

Os porteiros eletrônicos que permitem a conexão do interfone diretamente ao seu celular, possibilitam conferir por fotos ou vídeos quem está à sua porta – até mesmo se você não estiver em casa é possível acessar seu smartphone e conferir quem está tocando. Existem diversos modelos de porteiros eletrônicos, como os que possibilitam que o usuário crie um código capaz de destravar a porta da frente. Ou seja, em vez de dar a chave para alguém você pode fornecer o código e mudá-lo quando necessário.

 

Fechaduras e Câmeras: mais segurança com a automação residencial

Para quem busca mais segurança, a automação residencial das câmeras (e também dos porteiros eletrônicos) permite controlar quem entra e quem sai, até mesmo remotamente, além de poder autorizar a entrada de pessoas somente por um período de tempo.

As fechaduras automatizadas estão disponíveis em modelos com acesso via impressão digital, cartão eletrônico e até smartphone via bluetooth, Wifi e NFC. Elas são ainda mais seguras que as de chave convencionais, pois em caso de perda do dispositivo de acesso, basta uma reconfiguração simples para que ele seja substituído e desabilitado. Há também modelos que possuem um alarme anti arrombamento que dispara automaticamente após um número X de tentativas de abertura.

Na automação residencial tudo que necessita de eletricidade pode ser integrados para facilitar a sua rotina, economizar gastos desnecessários e aumentar a segurança. A instalação pode ser feita por meio de fios ou wireless, podendo ser controlada remotamente e programada para ações em horários específicos. Em caso de falta de energia ou problemas com a rede sem fio, os comandos manuais seguem funcionando normalmente.

Entenda melhor o que são e como funcionam nossos Projetos de Automação